Wednesday, June 29

Momentinho de Glória

A minha nota mais alta de sempre em exames tinha sido um 17 a Inglês, no 12ºAno. A partir daí, e nomeadamente desde que estou na faculdade, ver um 12 ou 13 na pauta é o mais comum e por vezes muito contente já eu me dou quando lá vejo um 10.
Ontem saíram as notas do meu exame de Sociologia Criminal, o primeiro deste semestre. Estava eu já a entrar em paranóia quando fui pela milionésima vez ao placard do meu ano, ver se por lá andava algo afixado.
E no segundo seguinte, depois de me aperceber que estava mesmo a ler bem o que lá estava escrito, comecei aos gritos no meio do corredor, feita tontinha.
16 valores do exame de Sociologia Criminal. A minha nota mais alta de sempre em exames teóricos desde que estou na faculdade. E juntamente com outro amigo meu que também tirou a mesma nota, a mais alta da turma.
Não imaginam a minha cara nem o sorriso idiota com que andei o resto do dia. Passei a Sociologia sempre à primeira, nunca mais tenho de ter aulas com aquela professora e tirei um 16 no último exame que tive com ela. TOMA LÁ E EMBRULHA! Dei-lhe o maior slap in the face de sempre.
E estou super orgulhosa!

Monday, June 27

Mantêm-te Original

Adoro as duas últimas campanhas publicitárias de outdoors da Sumol. Adoro o Manifesto ("Mantêm-te Original!"), as imagens escolhidas, as palavras escolhidas e o próprio ponto de partida do Manifesto.
Acho os cartazes muitíssimo bem conseguidos e - chamem-me parva - inspiradores.
Eu devia praticar a coragem, seguir a intuição, praticar o despropósito, o absurdo.
Apesar de dever seguir tudo isso se há coisa que sei que sou é original (quanto mais não seja pela grande pancada que tenho).

Sunday, June 26

"Train yourself to let go... of everything you fear to lose."

E pronto. Estão vistos os seis filmes, está devidamente apreciada a saga cuja prequela foi durante anos e anos a mais esperada da História. O que é que eu tenho a dizer sobre isto?
O Anakin Skywalker / Darth Vader é uma personagem fantástica e muito bem construída e o Ep. III - Revenge of the Sith deixou-me sem conseguir respirar decentemente durante a última hora e meia. E o Yoda continua a ser a coisinha verde mais querida de sempre.
O Hayden Christensen é extremamente fofinho e engraçado também.
Demorou mas foi. Já sou ligeiramente menos inculta, no que toca a Cinema. :)

Friday, June 24

It was... A Little Piece of Heaven ♥

Ouvi-os pela primeira vez em 2005, ano em que lançaram o seu terceiro álbum, City of Evil. Na altura, ainda andava meia às escuras no que toca a música. Ouvi uma música ou duas, pensei "Meh, isto é engraçado mas..." e pronto, não liguei mais. Entretanto, comecei a atinar, a ouvir música decente e uns tempos mais tarde, lá para os inícios de 2008, puseram-me a ouvir a A Little Piece of Heaven e pronto. Foi amor à primeira vista. Ouvi até à exaustão o álbum que tinham lançado meses antes, fui mais atrás e recuperei o City of Evil, que é uma verdadeira masterpiece, definitivamente o melhor álbum da sua carreira e algo que não voltarão a repetir por mais que tentem. Depois veio a tour que passou por Portugal, no Super Bock Super Rock desse mesmo ano, a preparação do DVD com um concerto ao vivo, o final da tour, o início do novo álbum e o acontecimento incontornável que definiu tudo o que se passou a seguir na carreira deles: a morte do Jimmy 'The Rev' Sullivan, em Dezembro de 2009.
Depois de ele ter morrido, eu achei que o concerto que tinha visto no SBSR em 2008 seria o único que veria deles porque a banda tinha chegado ao fim. Mas eles continuaram, acabaram o Nightmare (e que brutalidade de álbum... não é o City of Evil parte II mas é bom-mas-bom-que-dói!) e construíram esta Welcome to the Family Tour que praticamente um ano depois de começar, chegou finalmente aqui.Quem me conhece relativamente bem sabe que a admiração que tenho por este senhor da fotografia acima é superior a tudo o mais que possa existir à face da Terra. Pondo as coisas tais como elas são, se pudesse casava-me. E grande parte daquilo que me puxa tanto para esta banda é a sua forma única de tocar guitarra (e o facto de ter apenas 29 anos e já tocar desta maneira e fazer solos do outro mundo deste os 18). Por isso, ver um concerto deles em nome próprio era assim algo que se afigurava, para mim, próximo da perfeição. Mas como disse há dois dias, nunca o seria porque o Jimmy já não estaria lá.
Ontem foi a noite. Ignorei completamente a banda de abertura porque não eram eles que me tinham levado até ao Campo Pequeno. Esperei cinco anos por um concerto assim e tudo o que posso dizer é que apesar de duas das melhores músicas do Nightmare terem ficado de fora (músicas que por acaso, eles têm tocado noutros concertos), de as melhores partes do City of Evil terem sido renegadas para sempre para o baú (o que eu pagava para ouvir a Trashed and Scattered e a Strenght of the World ao vivo...) e de eu não ter ficado mesmo, mesmo lá pertinho do Synyster Gates, este foi o segundo melhor concerto da minha vida.
Ouvir A Little Piece of Heaven ao vivo, ouvir a So Far Away (e pensar que com todo o feedback que o público deu, o Jimmy estaria a sorrir lá onde quer que esteja), a Welcome to the Family (o que eu adoro esta música) e ver aquelas quatro pessoas ali mesmo a minha frente e ver que o Synyster Gates continua tão bom como sempre (a tocar guitarra e pronto... fisicamente falando) vale bem os cinco anos de espera. Agora, por favor, não me demorem mais cinco anos a voltar.

Tuesday, June 21

Countdown: two days!

Faltam DOIS dias para aquele que só não vai ser o concerto da minha vida, porque o The Rev já não vai estar em palco.
Vou ver os Avenged Sevenfold, finalmente.... E já só faltam DOIS dias! :)

Synyster Gates, my love... Estou a caminho!

Monday, June 20

Rosa Sangue

"É só o amor desfeito,
Rosa sangue ao peito,
Lágrima que deito sem voltar atrás.

Cresce e contamina,
Colhe a luz à vida que afinal ensina,
Quebra, dobra a dor e entrega amor sincero,

(...)
Cala o desespero, é simples:
Tudo o que é da vida herdou sentido,
Em que se for tido, sabe ser vivido.
Fala-te ao ouvido e nasces tu."
Amor Electro - 'Rosa Sangue' - Cai o Carmo e a Trindade - 2011

Desde sábado à noite que oiço esta música praticamente over and over again, porque mesmo que tente mudar o tom (e acreditem que enquanto tive a estudar para o exame desta segunda-feira o fiz muitas vezes e muito álbum eu ouvi de seguida na maratona de estudo de domingo) volto sempre a ouvir este Cai o Carmo e Trindade. Já aqui tinha falado dos Amor Electro há umas semanas mas assim que ouvi o trabalho deles do princípio ao fim vi que realmente eles são muito mais do que simplesmente A Máquina (Acordou). E esta Rosa Sangue tem uma letra que não sai da cabeça (e que é mais, muito mais do este excerto), porque para mim descreve o Amor de uma maneira única. É raro haver boas letras em português mas as que aparecem, como esta, valem por tudo.
Os Amor Electro vão apresentar o álbum à FNAC do Chiado no próximo sábado, às 21h30. E é desta que os vou ver.

Saturday, June 18

Se calhar é por isto que eu não consigo passar a Bioquímica.

Porque é que eu tenho o coração ao pé da boca e tenho (muito!) a mania de me armar em engraçadinha, nomeadamente com os professores de Bioquímica?
Ontem, exame teórico de Bioquímica às 10h30 da manhã, depois de muita controvérsia e indignação que começaram por termos três pautas diferentes a falar das notas da parte prática (e a minha nota foi subindo de pauta para pauta... comecei com 9, acabei com 11. Aí, santa incompetência!).

Professora: "Ora bem, quem for fazer só a segunda frequência, escreva 'Frequência' no topo da primeira página. Quem for fazer exame, escreva 'Exame'. Podem começar."

Eu(cheiiiinha de piada que eu estava ontem, resolvi acrescentar baixinho): "E quem não for fazer nada de jeito, escreva desisto para não nos dar trabalho... Bazinga!"

E pronto. Depois admiro-me de chumbar às coisas.

Thursday, June 16

[Soubesse eu que ontem iria ter três pessoas, que só não foram quatro porque ela estava ao telefone e longe que se fartava e já quase desistiu de me dar na cabeça, a dizer que se ofereciam praticamente para me dar uma carga de pancada daquelas à antiga (depois de terem lido um dos últimos posts) porque sim eu realmente mereço, porque não me estou a mexer, estou a deixar passar o tempo e a oportunidade pode-se esvair e pode-se esvair já daqui a umas duas semanas porque o vou deixar fugir e depois só volta daqui a uns dois meses e meio, e todos aqueles clichés, horríveis mas verdadeiros que dói, de que mais vale o arrependimento pelo que se fez e não pelo que se deixou por fazer e por deixar passar oportunidades e só agir tarde demais, porque a janela é apertada - já disse que são duas semanas? - e porque estou a deixar passar sinais (mas quais sinais? eu não vejo sinais nenhuns) e porque há pessoas que não agem apesar de dizerem que o fazem sempre que querem algo mais e tudo e tudo e tudo. Ontem só me diziam que estou a ser estúpida e medrosa e parva e tudo e tudo e tudo. Eu sei que sou, mas só me metem ideias sem cabimento na cabeça que depois fico a remoer eternidades. E depois dizem-me que os desgostos servem para aprender e não para fazerem com que nos fechemos na nossa concha para o resto do mundo. E eu aí perco todo o sentido - sentido esse que nunca existiu em momento algum deste post - e o coração grita "segue o que queres" enquanto a cabeça grita "pára já, não vás a lado nenhum!" e eu fico a meio caminho, entre o ir e o não ir, entre o arriscar e o jogar pelo seguro, sendo que either way acabarei sempre a perder.E depois mostram-me estas imagens, depois me dizerem exactamente o mesmo e pronto. Eu entro em curto-circuito e só me apetece lá a correr neste preciso momento e dizer tudo. Tudinho.]

Tuesday, June 14

"A long time ago in a galaxy far, far away..."


Ora bem, isto tudo começou no jantar de Natal quando, já não sei bem a propósito do quê, mencionei que nunca tinha visto nenhum dos seis filmes da saga Star Wars e o meu querido maninho se engasgou com a comida de tal forma que mais parecia que eu tinha dito que ia mudar para o Benfica ou que o Steven Tyler era o homem mais bonito do planeta.
"O quê? Tu não tens vergonha? Não andes por aí a dizer às pessoas que és minha irmã!" (Não chegou talvez a este extremo mas vá, quase ofendido o rapaz pareceu ficar). E eu lá disse "Sim, maninho, eu vou ver se os vejo a todos assim que tiver tempo. A sério."
Curiosamente a minha prenda deste Natal para o meu irmão foi um boneco do Darth Vader. Soubesse eu o que sei hoje e tinha ficado com o boneco para mim e a ele dava-lhe só um abracinho e pronto, assunto arrumado!
No sábado, talvez por Sociologia Criminal não me despertar assim tanto interesse quanto isso, apoderei-me dos seis capítulos da saga e, até ao momento, já passei os olhinhos pelos Episódios IV e V (comecei a ver pela ordem em que foram estreados). Estou completamente vidrada no Darth Vader - aquela citação "I find your lack of Faith disturbing" é fantástica - e no Yoda (que é a criatura mais adorável e sensata de sempre). E estou super ansiosa por ver os restantes quatro filmes, assim que o calendário de exames me permita perder, no bom sentido, duas horas e pouco por noite.
Quando os vir todos, vou direitinha ligar ao meu irmão: "Migueeeeeel, já vi os Star Wars todos... posso voltar a dizer que sou tua irmã?"

Sunday, June 12

Porque hoje foi a segunda vez seguida que não fui contigo às Marchas.

Tenho tantas, tantas saudades tuas. Fazes-me falta! <3

Faz-te um Homem!

Há duas noites, virei-me para um colega meu da faculdade e disse "Faz-te um homem!".
Não é o tipo de coisa que eu diga assim, muito menos para uma pessoa com quem não tenho tanta confiança quanto isso mas verdade é que era algo que me estava entalado há algum tempo e que tinha mesmo de dizer e agora que felizmente ele lá acertou as agulhinhas com uma das minhas melhores amigas, sabia perfeitamente que de mim iria ouvir algo dentro deste género.

Truth is, eu precisava mesmo era que alguém se chegasse à frente e me desse um estaladão daqueles de mão cheia e me dissesse "Então mas ainda não aprendeste que teres medo de tudo não te leva a lado nenhum? Quando é que esqueces isso? Afinal és uma mulher ou és um rato?". Alguém que me dissesse e me fizesse convencer-me a mim própria, que isto está difícil, que todos temos e devemos de lutar pelo que queremos e não nos podemos recostar na cadeira e esperar que milagrosamente o que desejamos tão ardentemente venha até nós, por obra e graça do Espírito Santo... Ele tem mais que fazer do que andar a fazer acontecer os caprichos de todas as raparigas mariquinhas deste mundo. Coisa que eu digo sempre quando me vêm pedir conselhos e que finalizo com um "faz o que te digo, não faças o que eu faço".
Assim como eu me virei para ele e lhe disse "Faz-te um homem!", devia haver pelo meu círculo de pessoas alguém que me dissesse "Faz-te uma mulher que já estás em boa idade!". Porque estou, que já tenho quase vinte e um, f***-se! E que isso me fizesse abrir os olhos, deixar de pensar no que as outras pessoas pensam e observam nas minhas atitudes e podem vir a dizer sobre o que eu faça. Fazer aquilo que realmente me apetece, como fiz por momentos nessa noite e que depois fiquei a remoer se mais valia ter estado sossegada.
Mas como eu me conheço tão bem, sei que mesmo que me dissessem isso, de nada iria valer porque sou mais teimosa que os burros e não me obrigo a mexer aqui o corpinho Danone para nada relacionado com esses assuntos do coração, desde que mo desfizeram em bocados.
E para isso é que serviria o estaladão de mão cheia. Podia ser que a dor na cara me despertasse para a vida que potencialmente me estará a passar ao lado.

Boyce Avenue

Adoro covers acústicas, quando são bem feitas. Descobri há cerca de um mês o canal no YouTube destes rapazes, que fazem covers acústicas lindíssimas de músicas bem conhecidas. Por exemplo, e foi uma das que mais gostei (o que me espanta porque a música original não é assim grande coisa), a Disturbia, um original da Rihanna (meh!), está muito bem conseguida. Com uma guitarra, um conjunto de percussão e mais uns pózinhos, eles conseguem pegar em imensas músicas e torná-las em acústicos muito bons. E o rapaz tem uma grande voz.
Descobri também que este é o género de música que, neste momento, me ajuda a estudar. Com o computador ao lado, baixinho só mesmo para a música acompanhar o meu raciocínio, é a melhor maneira de não me distrair demais e de não me deixar afundar na matéria (quando isso acontece, não fica cá nada e depois chego aos exames e não me lembro de nada do que estudei).
Ainda não ouvi as músicas originais deles mas penso que devem seguir a mesma linha melódica, o que é um bom princípio. Deixo-vos com a cover da Radioactive, primeiro single do último álbum dos Kings of Leon (uma das minhas bandas preferidas, como já aqui disse várias vezes), que está muito bem conseguida. Aí, aquele piano...
Enjoy it, enquanto eu vou ali dedicar-me à Sociologia Criminal, já que o exame é já terça-feira.

Saturday, June 11

Acabaram as aulas. Estou a entrar em modo exames. Ou seja, mais tempo em casa, mais tempo para escrever.
Vão desejar que eu voltasse a ter aulas. Acreditem em mim. Há muita coisa sem jeito prestes a sair desta cabecinha.

Tuesday, June 7

Repetir até à Exaustão.

Pode ser que comece a acreditar e faça alguma coisa por mim abaixo para que tal aconteça. Ou que te apercebas e o faças por mim.

Sunday, June 5

Bioquímica, bioquímica...

Estou a um passinho de bebé de reprovar neste ano lectivo e o mais provável é começar Setembro a repetir o 2º ano do curso. Com as duas cadeiras que deixei para trás o semestre passado, que contabilizam já doze ECTS em atraso, e com as oito que tenho para fazer neste semestre, o ânimo e a esperança não estão assim num bom nível. Bioquímica, cujo exame téorico-prático é amanhã, continua a ser o mesmo pesadelo de sempre; a outra cadeira que tenho em atraso, tenho de ir a exame sem ter conseguido ir a uma única aula por incompatibilidade de horários... ou seja, o espírito está já convencido que em Setembro nada de ingressar no 3º ano. Oito cadeiras para fazer contabilizam uma tarefa para mim próxima do impossível e isso anda a massacrar-me o juízo há semanas e semanas, isto apesar dos meus amigos me repetirem incessantemente "está calada, vais conseguir fazer tudo!" de cada vez que se fala em notas e exames e eu digo que me vou tornar em Excelentíssima Veterana não por mérito (por finalizar o curso) mas sim por acumular matrículas.
O exame de amanhã tem mesmo de correr bem. Tenho de passar à prática desta cadeira, dê por onde der, nem que seja com o dez necessário. Oh-se-tenho.

No entanto, duas noites desta última semana foram passadas a ver estes dois filmes. O primeiro porque me enganaram e levaram-me a pensar que entrava o Johnny Depp (e então lá fui eu toda contente ver, eu sei que sou um bocado naïve, mas como eles já tinham visto o filme e eu não, acreditei. E não paravam de me falar nele, tudo por causa desta música... "Scotty doesn't know!"). O segundo, que já estava aqui gravado na box da Zon vai para um mês e que ontem, depois de uma tarde de estudo intenso para Bioquímica, me fez parar de estudar mais cedo e vê-lo antes de ir dormir.
Um é mais para rir, o outro bastante mais sério, com alguns momentos que me arrepiaram um bocado e me fizeram faltar o ar, principalmente quando o Edmond está preso naquela cela minúscula no Chateau d'If. Apesar disso gostei bastante (de ambos) e recomendo.
Próximo objectivo: ver o último da saga Piratas das Caraíbas. Isso sim, um filme que tem verdadeiramente o Johnny Depp.

Saturday, June 4

Olha, vai-se a ver e já passou uma semana.

Passou uma semana desde o meu último post, que foi aqui escrito no passado sábado antes de entrar para a 2º parte de uma aula de Explosivos (seis horas de aula a um sábado + noitada no Monte da Caparica que deveria ser de estudo mas que acabou por ser a ver a final da Champions League e a conversar à porta do café até quase às 3h da manhã). Uma semana em que pouco parei em casa, pouco dormi com trabalhos, frequências, uma festa de despedida aos finalistas do meu curso e as I Jornadas Internacionais do meu curso a decorrerem ontem, na minha faculdade. Jornadas em que participei, não a assistir mas a transportar garrafas de água, indicar onde era a casa de banho e preparar coffee breaks e tratar da parte de receber e entregar pastas e badges aos assistentes. Ou seja, muito trabalho. Pouco tempo para ler, parar por aqui ou mesmo meter a conversa em dia.
Oito dias depois e aqui estou eu, a passar mais um sábado passado na faculdade, desta feita a estudar Bioquímica já que o exame é daqui a dois dias e a ideia de repetir a cadeira pela terceira vez é completamente insuportável.
Só falta uma semana de aulas, quatro dias em que tenho três exames, uma apresentação de um trabalho que já me anda a tirar o sono e um protocolo para entregar. Depois, é começar a estudar para os exames, que começam já dia 14 de Junho e durarão, provavelmente, até ao final de Julho.
Estou quase a desesperar por férias. Quase, quase. A cabeça já não dá para muito mais.