Wednesday, December 1

No domingo, enquanto via os Ídolos, descobri uma música do Rui Veloso que me arrasou completamente, chamada Canção de Alterne. A letra é da autoria do grande Carlos Tê, homem sem o qual a carreira do Rui Veloso não teria tido o mesmo percurso certamente. A Carolina cantou esta música na gala e eu fui logo de seguida procurar a versão original para tomar mais atenção àquela letra que se prendeu na minha cabeça.

"Pára de chorar
E dizer que nunca mais vais ser feliz
Não há ninguém a conspirar
Para fazer destinos
Negros de raiz
Pára de chorar
Não ligues a quem diz
Que há nos astros o poder
De marcar alguém
Só por prazer
Por isso pára de chorar
Carrega no batom
Abusa do verniz
Põe os pontos nos Is
Nem Deus tem o dom
De escolher quem vai ser feliz

Pára de sorrir
E exibir a tua felicidade
Só por leviandade
Se pode sorrir assim
Num estado de graça
Que até ofende quem passa
Como se não haja queda
No Universo
E a vida seja moeda
Sem reverso
Por isso pára de sorrir
Não abuses dessa hora
Ela pode atrair
O ciúme e a inveja
Tu não perdes pela demora
E a seguir tudo se evapora."

O ritmo jazz da música contrasta com a forma triste como esta soa na voz do Rui Veloso, pelo menos a forma triste que a música soa aos meus ouvidos, principalmente neste momento. A primeira parte devia puxar-me para cima para parar de me deixar afogar mas a segunda parte deita-me abaixo logo de seguida, porque eu já estive assim. Aliás, eu passei uns bons três meses assim, em que realmente o meu sorriso deveria ofender quem passava por mim na rua. Mas a verdade é que a vida não é uma moeda sem reverso e, mais cedo do que eu esperava, levei com esse reverso na testa. Tinha passado toda essa semana a temê-lo mas ainda assim estava desprevenida e por isso, doeu muito mais do que seria de esperar.
Não sei se é karma, mas a minha felicidade é sempre extremamente efémera, o que já me pôs a questionar variadíssimas vezes se realmente estar feliz atraí o ciúme e a inveja de tal forma que faz com que tudo se evapore num abrir e fechar de olhos.
E esta música acertou mesmo cá no fundinho da minha amarrotada alma e desde domingo que não quer de cá sair, de forma alguma. It's not getting any easier... Alguém que desligue o botão que faz com que sinta, por favor.

No comments:

Post a Comment

I've rambled. Now, it's your turn.