Friday, April 29

Alexandra's Life OST #12

Rui. Rui Veloso. Considerado o Pai do Rock Português. O "Chico Fininho" eterno, ainda que actualmente já não seja assim tão fininho. Aliás, aqui por casa em tom de brincadeira, é chamado "Chico Gordinho" que isto de se ter já para cima de trinta anos de carreira concedeu-lhe uma certa barriguinha já.
O Rui Veloso acho que é capaz de ser o cantor português que mais consenso consegue gerar. Não tem um poder vocal foram do normal, tem um registo muito limitado, compõe músicas pouco complexas. Não é assim um génio extraordinário da Música mas tem a seu favor dois pontos de enorme qualidade.
Primeiro, a paixão pela guitarra. Nota-se que o homem gosta mesmo daquilo que faz, gosta mesmo de cantar acompanhado pela sua guitarra.
Depois, e como já uma vez aqui falei, as letras. Este ponto, não sendo maioritariamente da sua responsabilidade já que as letras são quase todas escritas pelo Carlos Tê, é o que mais me toca na música do Rui Veloso. Consigo identificar-me com muitas letras das suas músicas e adoro a forma como estão escritas, a sintonia presente nas palavras e a sua sabedoria (nalgumas músicas).
A preferida de sempre continua a ser esta.

"Mostra-me o avesso da tua alma
Conhecê-la é tudo o que eu preciso
Para poder gostar mais dessa luz falsa
que ilumina as arcadas do teu sorriso."
Rui Veloso - 'Lado Lunar' - Lado Lunar - 1994

A banda sonora de ontem à noite foi uma das que, não sendo das minhas preferidas, também arrepia assim um bocadinho. Porto Sentido.

1 comment:

I've rambled. Now, it's your turn.