Thursday, April 23

The Motivation Proclamation

Não sou pessoa de engolir sapos. É raro 'ouvir e calar' e não suporto arrogâncias e injustiças. Também detesto gente que parece que o único interesse é gozar com a minha cara.
Acho que já aqui disse uma vez que, se há coisa que não sou é vidente. Mas mal tirei a cabecinha da almofada ontem de manhã, parecia que estava a adivinhar que o dia não ia correr bem. Nada bem.
Convém primeiro situar-vos na minha onda de pensamento: durante cerca de 15 dias, todo o trabalho que tem de ser feito para que uma loja se mantenha de pé (e não, esse trabalho, o meu trabalho não é só vender, ao contrário do que muito boa gente pensa) e que normalmente é feito por duas pessoas, teve de ser feito só por uma porque a outra estava de férias. Deixei de ter folgas, horas de almoço passaram a minutos (poucos) de almoço e muitas vezes trabalhei around the clock, não só de manhã mas também à noite.
Ora, fora nós as duas, há ainda uma terceira pessoa que pouco ou nada mais faz a não ser mandar. E mandar. E mandar... E ontem, estando sozinha com ela, pressenti que ia dar asneira. E deu.
Portanto, vejamos. Eu não sou a versão feminina do Einstein mas também não sou burra que nem uma porta. Sou até bastante mais inteligente que aquela Senhora Doutora Advogada que se julga superior ao resto do mundo. Modéstia à parte, mas sou. E muito mais bem-educadinha também, nem se compara.
Posto isto, o meu dia de ontem pode-se resumir a três situações:
Situação 1 - "Exponha aquilo que é necessário da forma que achar melhor."
E eu, feita estúpida "Vou-lhe ser muito sincera, hoje não estou num dia bom para pensar, não estou com cabeça. Pode-me dizer como quer?"
Resposta: "Azar o seu. É um dia de trabalho. Portanto, faça!" e sai porta fora.
Quando volta, lá estava eu a acabar de expor tudo, da forma que achei melhor. Viu-me fazer aquilo tudo, sem mexer nem um milímetro nem dizer nada.
Situação 2 - "Eu disse-lhe para pôr as peças por PADRÕES!", não vai de modas, pega em tudo o que eu tinha feito, atira literalmente com a roupa para os lugares onde queria. E eu, caladinha, caladinha. Finda aquela triste cena de má-educação, "Não é muito díficil, pois não? Ou precisava que lhe fizesse um desenho?"
Pois. E eu? Nada. Caladinha, caladinha.
Situação 3 - A seguir, claro que tinha de ir arrumar aquela tralha toda, fora tudo o que tinha sido retirado daquele expositor nessa manhã. Ainda faltava outro expositor, no fundo da loja, que estava completamente vazio. O que é que se seguiu? "Ah, eu não estou aqui a fazer nada, vou-me embora. Até amanhã."
Portanto, eu cheia de trabalho até à ponta dos cabelos, uma mesa com para aí meio metro de altura de roupa para arrumar, e ela vai para casa. Porque não tinha nada para fazer. Porque ajudar-me a arrumar aquilo tudo e dar um ar decente à loja (que não é minha e se tem mau aspecto não é meu problema) que parecia a feira da Ladra, não, que isso custa muito!
Há dois meses fui inscrita numa acção de formação onde me disseram que, para a marca, o mais importante é que as vendedoras estejam a trabalhar motivadas.
Motivação? Oh, isso é o que não me falta. Eu acordo todos os dias aos pulinhos, toda contentinha da vida por ir passar as nove horas seguintes ali fechada. Oh, que alegria!
Juro, juro pela minha mãezinha, que só não saí porta fora ontem por duas razões: a primeira, porque assinei um contrato e eu cumpro sempre com aquilo que me comprometo e a segunda porque não ando ali por não ter nada mais interessante para fazer (como certas pessoas) mas sim porque preciso. Porque não vai ser o Espírito Santo que me vai pagar a faculdade.
E hoje a conversa foi igual. E eu não aguento isto por muito mais tempo, porque isto anda-me literalmente a dar cabo dos nervos e eu não posso estar assim...

(Música que dá título ao post aqui. Mais uma vez, desculpem o desabafo, mas teve de ser...)

3 comments:

  1. bem.. não há comentários possíveis para a atitude dessa senhora filha de uma grandessíssima quenga.

    era enfia-num espeto e deitar-lhe fogo.

    alexandra, inspira, expira. bem fundo. e melhores dias virão, em que já não terás de aturar essas merdices que não têm pés nem cabeça.

    força!

    *

    ReplyDelete
  2. Realmente é um escandalo que a tua patroa te faço isso em particular no meu dia de anos. Mas pronto.
    Obrigado pela mensagem linda*

    ReplyDelete
  3. Melhores dias virão!!

    Anima-te Alexandra!!!!!

    ;)

    ReplyDelete

I've rambled. Now, it's your turn.