Saturday, May 2

Maddie

Entre O Dossier Pelicano e a segunda leitura de Dearly Devoted Dexter, consegui encaixar um livro que já despertava a minha curiosidade há alguns meses. Como assumida CSI wannabe e completa apaixonada por tudo o que tenha a ver com Investigação Criminal, é claro que o livro do Gonçalo Amaral, ex-coordenador da investigação do Caso Maddie, estava na minha lista de must read.
Maddie - A Verdade da Mentira tem como objectivo, e como o próprio autor escreve em nota introdutória, repor o bom nome de Gonçalo Amaral que foi arrasado em público sem que a PJ nada fizesse para o defender. Esclarece, quase passo por passo, o rumo da investigação do desaparecimento da menina inglesa, investigação essa que foi chefiada por ele entre 3 de Maio e 2 de Outubro de 2007.
A minha posição em relação a este assunto sempre foi muito simples e agora ao ler quais as atitudes tomadas no decorrer de parte da investigação, cada vez mais me convenço que tinha razão: intencionalmente ou não, a Maddie morreu naquele dia 3 de Maio. E os pais tiveram algo a ver com o assunto. Mas isto é o que eu acho e a minha opinião vale o que vale, ou seja nada. Dêem-me uns cinco aninhos e nessa altura pode ser que a minha opinião comece a contar para estes assuntos. Até lá, é o que temos...
Portanto, é claro que fico um bocadinho irritada por, depois de terem armado aquele circo todo, os pais da menina terem vindo dizer que a Polícia portuguesa isto e a Polícia portuguesa aquilo e a Polícia portuguesa mais não-sei-o-quê... Com certeza que, infelizmente, em certos pontos a actuação da PJ não foi a melhor possível, como por exemplo no caso dos técnicos que recolhiam indícios sem fato nem qualquer tipo de protecção a não ser as luvas de látex. Isto não é o CSI, meus caros, toda a gente sabe que aquilo é mais show-off do que outra coisa. Na vida real, as coisas não são assim tão simples e bonitinhas. Mas apesar de podermos (e devermos) ter agido melhor, há um ponto que não devia ser esquecido e que parece que lá por terras de Sua Majestade muita gente fez por esquecer: aqueles dois, ainda não inventaram um adjectivo que possa qualificar o que eles são, vêm de férias para um país completamente novo, trazem os três filhos bebés e que resultaram de inseminações artificiais, o que em teoria só acentua que as crianças deveriam ser bastante desejadas, e dão-lhes sedativos e deixam-nos sozinhos a dormir para estarem a jantar à vontade com os amigos?!?!?
E quando voltaram para Inglaterra, só faltou erguerem-lhes uma estátua... É incrível. Durante meses e meses, mobilizaram-se pessoas para ajudar a encontrar a menina, que coitada só Deus sabe o que lhe aconteceu, recorreu-se a meios do mais avançado que há em termos tecnológicos e científicios... e a pergunta que se impõe é: isto tudo para quê?
Até gostava de ver o programa da Oprah com os McCann... Só para ver até onde é que vai a lata deles. Ou não. Nunca se sabe.

(Sim, daqui a quatro anos, quando acabar a minha licenciatura em Ciências Forenses e Criminais, conto entrar para a PJ.)

2 comments:

  1. Maddie é um anagrama para "I'm dead".

    Creepy.

    ReplyDelete
  2. :O o comentário aqui de cima é de mais!

    (gostei mesmo foi do parênteses que fizeste ahaha!)

    *

    ReplyDelete

I've rambled. Now, it's your turn.