Tuesday, January 12

C6H12O6 + 6 O2 ---> 6 CO2 + 6 H2O + Energia

Dias houve na passada semana em que muito honestamente andei por aqui a pairar, qual alma penada, da cama para o sofá, do sofá para a cama, fazendo pouco mais que este trajecto. A vontade de me mexer era pouca, a tristeza até era considerávelzinha e o resultado foi desastroso. Dois exames até agora, um passado e um reprovado (ainda temos o recurso). Sexta-feira temos aquele que tem sido o meu 'pior pesadelo' desde há uns meses e, até agora, o estudo tem sido cansativo sim, mas até nem tem corrido mal. Ainda me falta um dia de estudo, cheguei à parte da matéria que me começa a baralhar mas até gosto disto.

A equação química que escrevi no título é a base de qualquer ser vivo. Trata-se do processo conhecido como respiração aeróbia (ou celular), que ocorre dentro das mitocôndrias, organitos presentes no interior das nossas células. É assim que a célula produz a energia necessária para tudo o que o ser humano, neste caso, tem de executar: respirar, mover-se, por exemplo.

A minha equação será um pouco diferente. Será mais do género Música + Amigos = Alegria + Motivação + Energia.
Porquê? Estive três dias, quase quatro, sem sair de casa, cercada praticamente pelas quatro paredes do meu quarto, a olhar para uma porcaria de umas apresentações em powerpoint fraquíssimas, a devorar um mono sobre Biologia Celular e Molecular e a ouvir música sem conteúdo, só mesmo mais por ruído de fundo do que para prestar mesmo atenção (estudar em silêncio, para mim, é impossível).
Ao fim desses dias e já prestes a começar a arrancar os cabelos, vai de chatear um amigo. "Epá, tou farta disto, vamos sair que preciso de desanuviar!". Ele, a quem uma estupidez de uma cadeira também andava a dar a volta aos neurónios, concordou num instante. Off we went, mas não fomos longe que o tempo é escasso (e chove e está um frio do car**** também!). Resultado: foram para aí três horas a deitar conversa fora, coisas importantes e coisas sem nexo, faculdades e aparvalhanços, férias e exames. Planos de futuro e preocupações de ambas as partes. Recordações antigas ("Olha nem sabes, tive com o não-sei-das-quantas... lembras-te?") e novidades fresquinhas.
Duas cabeças mais arejadas que voltaram para casa nesse dia, minutos antes de cair aqui em Alvalade um temporal de bradar aos céus. Claro que depois disso e com a música certa como banda sonora, o estudo correu muito melhor.
It's friendship, you know? Almost 16 years of it, already. Sim, que nós andamos por aí a cantar desde 1994! :)


(Agora a sério, quão nerd é que eu me estou a tornar? Agora começo posts com equações químicas, wtf?!?)

1 comment:

  1. com amigos... não se deita conversa fora. a conversa é sempre muito boa. seja sobre que assunto for :)

    e sim, és nerdzinha, and i like it! :D

    *

    ReplyDelete

I've rambled. Now, it's your turn.