Friday, July 2

Everyone's Waiting

(Aviso: O vídeo que está no final do texto é a sequência final. Se nunca viram a série ou se ainda não chegaram ao fim, não vejam o vídeo, já que estraga tudo.)

É o título do último episódio de Six Feet Under. Eu sei que há uns meses atrás houve uma época em que só falava desta série a todos, mas a verdade é que já vi o último episódio vai para três meses e não o consigo tirar da cabeça. Já vi e revi várias vezes aquela sequência final de dez minutos que é simplesmente brilhante, sublime e de cortar a respiração a qualquer um.
É impossível alguém ficar indiferente à vida da família Fisher, na minha modesta opinião. Para começar, toda a estranheza de gerir um negócio de morte (no sentido literal da expressão) é um ponto de partida aliciante para este plot. Depois as características pessoais de cada um dos personagens: o Nate com a sua aversão inicial ao negócio da família, a Claire com os seus namorados cada um pior que o anterior, o David com o seu medo de sair do armário e o esforço para gerir o negócio tão bem como o seu pai, a Ruth a dar em maluca com estes três filhos, mais o amante, mais o assistente e o fantasma do falecido marido, a Brenda e o Billy com aquela relação de irmãos que nunca se percebe bem como é que funciona... É genial, toda a ideia da série é puramente genial. E depois as mortes no início de cada episódio são de matar uma pessoa de riso (passo o trocadilho parvo).
Mas tudo o que é bom tem sempre um fim e depois de cinco temporadas que compreenderam 63 episódios, o Alan Ball (criador da série, que é também o criador de True Blood) decidiu acabar com isto. E pronto, assim depois de dois meses a ver a série de enfiada, trufas, acabou-se a papa doce e a Alexandra ficou sem aquela que, para mim, é uma das melhores, mas das melhores séries de sempre.

"You can't take a picture of this. It's already gone."
Nathaniel Samuel Fisher Jr. in Six Feet Under (é o que ele diz ao ouvido da Claire neste momento)

Há uma vida antes de Six Feet Under e uma vida depois de Six Feet Under. A mim, esta família alterou-me uma parte da minha maneira de ver as coisas, talvez pela efemeridade e a fragilidade humana que retrata. E tudo isto se resume a esta frame que coloquei em cima e àquela sequência final de dez minutos, que se desenrola ao som de Breathe Me da Sia, que é uma das minhas músicas preferidas.



Everything. Everyone. Everywhere. Ends.

(porque no final de contas, tudo se resume a isto)

2 comments:

  1. Fartei-me de chorar qd vi, há dois anos atrás. Fartei-me de chorar hoje qd revi.
    Deves-me uma caixa de kleenex, ok?

    :* :)

    ReplyDelete
  2. Alexandra, tudo bem? Terminei de assistir o seriado 2 dias atrás. No inicio achava o seriado um pouco parado e longo (mais de 50 minutos cada episódio) mas a medida que o seriado foi se desenrolando fui gostando mais e mais. O último épisodio, everyone's waiting, é simplesmente espetacular. Com certeza o melhor season finale de todos os seriados que já assisti. E os últimos 10 minutos nem comento, acho que já assiti umas 10 vezes e a música encaixou muito bem! Mas fiquei um pouco pensativo quanto ao significado dessa frase do Nate, You can't take a picture of this. It's already gone, o que você acha que ele quis dizer?
    Bjs

    ReplyDelete

I've rambled. Now, it's your turn.