Saturday, March 19

Grief

O processo de luto segue-se sempre a qualquer perda que o ser humano tenha de ultrapassar, seja ela física ou simplesmente emocional. Normalmente, essas perdas devem-se a morte ou ao fim de algum relacionamento, amoroso ou não. é um processo inato a qualquer ser humano e que se compõe de sete fases, de duração variável de pessoa para pessoa (mais aqui).
O luto dói. O luto consome-nos por dentro, porque não antevíamos a perda da pessoa em questão e, caso a antevíssemos, por muito que julgássemos que sim, não estávamos preparados para a ver partir. O luto faz-nos crescer e crescer, lá está, dói. Dói como tudo. Dói como se nos tivessem a arrancar o coração pelas costas, como se nos partissem as pernas pelos joelhos e como se nos torcessem a alma com as mãos.
Eu não sei se passei pelas sete fases. Sei que pela Depressão passei com certeza, e que foi o que mais durou. E tenho duvidas se ainda dura ou não, porque eu sou uma pessoa que pouco percebe dela própria. Mas sei que vou ficar bem, eventualmente, porque tem de ser. Só não sei se vou ficar bem contigo, mas isso já são outras histórias e aos poucos vou-me habituando à ideia de que é provável que não aconteça ou só aconteça daqui a muito, muito tempo.
Aquilo que sei é que já está mais que na altura de deixar a bagagem para trás e continuar a caminhar para a frente, que o luto começa a ser demasiado pesado para os meus ombros. O medo de largar, que foi completamente inútil porque não houve retorno, está-me a impedir de viver outras coisas, coisa que não faz sentido nenhum porque não tenho idade para me andar a privar por razões parvas e que não servem de nada, para nenhum dos lados. E que nem sequer me dão a paz de espírito que procurava.
Assim, chega de luto. Chega. Finito. Acabou. Como me pediste naquele dia, 'sê feliz'. Eu, pelo menos, vou começar a tentar de novo.
"Never mind, I'll find someone like you,
I wish nothing but the best for you, too,
Don't forget me, I beg,
I remember you said,
"Sometimes it lasts in love,
But sometimes it hurts instead,""
Adele - 'Someone Like You' - 21 - 2011

No comments:

Post a Comment

I've rambled. Now, it's your turn.