Sunday, July 31

Do Sporting

Os meus dois avôs morreram ambos cedo. Um deles, muito antes nós nascermos, quer o meu irmão, quer eu. O outro morreu perto do Natal de 1996, tinha eu feito seis anos há pouco tempo. Vivia em Vila Real, a mais de 400 quilómetros de distância de mim, e apesar de ser uma pessoa muito calada e sossegada (pelo menos, do pouco que eu me lembro) era claro que gostava muito dos dois netos que conheceu (só eu e o Miguel, já que os filhos dos meus tios apareceram só mais tarde).
Por isso, ele era como um avô para mim. Na realidade era cunhado da minha avó (a única que ainda é viva actualmente) e sempre o tratei por Tio. Com toda a certeza, foi uma das pessoas de quem mais gostei até hoje.
A verdade é que os bons vão sempre primeiro e ele já foi há muito tempo. Quando eu ainda era demasiado pequena para sequer perceber do que é que significava nunca mais ver alguém de quem tanto gostava. Esteve doente durante meses e meses até que uma manhã acordei para a notícia de que a doença tinha inevitavelmente levado a melhor. Vai fazer, neste Agosto que está prestes a começar, dez anos.
Ele era um grande Sportinguista, talvez o maior que já conheci. Um homem que sofria pelo clube que amava, mas sem fanatismos nem facciosismos; sempre com justiça. Não há vez que assista um jogo, seja em casa ou no próprio Estádio, em que não me lembre dele.
Ontem, ao ver o jogo de apresentação do Sporting contra o Valência (e a vergonha que foi, perder 0-3, em nossa casa, na apresentação aos sócios e adeptos), senti-me tão triste e imaginei quão triste ele ficaria caso tivesse testemunhado alguns (maus) momentos das últimas épocas.
Depois, pensei em todos os momentos destes dez anos que ele teria ficado felicíssimo por ver e que, infelizmente, não conseguiu: o espectáculo de inauguração do novo Estádio, a caminhada até à final da Taça UEFA em 2005 (e aqueles jogos fantásticos contra Newcastle e Az Alkmaar que me tiraram anos de vida com os nervos que deram), o 5-3 ao Benfica em casa nas meias-finais da Taça há dois anos, entre outros. E isto para não falar dos momentos familiares, mais privados.
Os bons vão sempre primeiro. Mas também é verdade que os bons nunca, mas nunca são esquecidos. Passem os anos que passarem, continuam sempre a fazer falta e deles, dos bons, temos sempre muitas, muitas saudades.
Dele, do meu avô, já as tenho há dez anos.

No comments:

Post a Comment

I've rambled. Now, it's your turn.