Sunday, November 8

Millennium 01: Os Homens que Odeiam as Mulheres

Ora bem, no meio do caos que têm sido os meus dias, quando o estudo começa a acumular matéria e mais matéria, lá consegui acabar de ler Män Som Hatar Kvinnor a tempo de apanhar o filme no cinema. Já só estava no Vasco da Gama (o que é pena que sala de cinema boa boa em Lisboa é mesmo o Campo Pequeno) e lá fui eu, na terça-feira, arrastando o Nuno à laia de anda lá que isto é mesmo giro.
Enquanto por um lado, ouvir um filme inteiro falado em sueco por ser complicado (e eu que apanhava lá umas palavrinhas pelo meio e percebia? :P), ao contrário de muitas adaptações que por aí se fazem, o filme está praticamente igual ao livro, o que é uma mais-valia pois claro. Há pequenos pormenores que foram cortados, alguns deles que para mim podiam ter sido mantidos, mas fora isso a adaptação é bastante fiel. Vale mesmo a pena ver, mesmo sendo um filme que não se vê de ânimo leve.
Há uma cena que nos desvenda um pouco o que se passa em Flickan Som Lekte Med Elden (traduzindo, A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo) que estou a ler neste momento e que é tão genial como o primeiro.
O melhor de todo o livro e quem sabe de todos os três (que eram para ser dez mas o Stieg Larsson morreu pouco depois de terminar o terceiro e sem nenhum ter sido publicado) é sem dúvida a Lisbeth Salander que é o centro de tudo e quanto mais avançamos na história, mais fundamental se torna para a mesma. E a actriz que escolheram para a interpretar não podia ter sido melhor já que a Noomi Rapace simplesmente rebenta com tudo.
O segundo filme já está terminado (trailer brutalíssimo aqui), estreou na Suécia a 18 de Setembro e é provável que chegue a Portugal talvez no príncipio de 2010 (espero que não demore muito mais). O terceiro está em pós-produção e estreia na Suécia já no final deste mês.
Depois, ontem à noite fui ver o Fame e devo dizer que as minhas expectativas eram baixinhas, muito baixinhas mesmo, e o filme afinal até nem é assim tão mau. Vê-se uma vez e pronto, já está. É bom para descontrair depois de uma tarde de estudo como foi o meu caso, e têm lá uns miúdos que dançam bastante bem até.

No comments:

Post a Comment

I've rambled. Now, it's your turn.