Sunday, August 1

Do Crepúsculo e dos Muse

E, de certa forma, em jeito de continuação do post anterior, muito se comenta por aí se os Muse não terão vendido a alma ao aceitar participar nesta saga que andava a deixar meio mundo tonto. Até o próprio baixista falou desse assunto. O mundo Twilight é visto como algo demasiado comercial e que dificilmente se encaixa no mundo alternativo e muito próprio da banda.
Primeiro foi a Supermassive Black Hole (que tem uma batida incrível) a ser incluída no primeiro filme, na cena do jogo de basebol. Adequa-se àquele contexto até, penso eu. Fica engraçado naquela cena.
Depois foi a I Belong To You, uma balada do último The Resistance, a ser colocada como música de fundo, ainda que só uns segundos, naquele sofrimento pegado da rapariga no segundo filme.
E por fim, aquela que terá talvez gerado mais polémica por ter sido escrita propositadamente para o filme. Neutron Star Collision é uma música muito bonita que o Matt e os amiguinhos fizeram para o terceiro filme, Eclipse, sendo até a música oficial do mesmo.
Ora, a muita gente, isto faz-lhes uma certa confusão, o que eu não compreendo. A colaboração com o filme é algo que lhes deu mais visibilidade é certo. Mas também, visibilidade é coisa que já não lhes faltava. Estamos a falar de uma banda que é comparada aos U2. Uma banda de alternativo que já tem uma bagagem sólida de cinco álbuns de estúdio (sendo que o último é o mais fraquinho e que não puxou tanto por mim como, por exemplo, o Origin of Symmetry que é a masterpiece do Matt).
Sim, eles ultimamente podem não ser os mesmos Muse de há cerca de oito anos atrás, mas isso com certeza que não terá nada a ver com esta colaboração. Tem a ver com a evolução própria da banda e do mundo da música. Actualmente, só interessa quem vende e eles terão a perfeita noção disso, embora não precisem. Se há gente que vai andar a dizer que gosta de Muse por aparecerem na banda sonora do Twilight? Há, pois com certeza que sim. Mas e depois?
Faz-me espécie este tipo de coisas porque quem gosta, ouve. Quem não gosta, não ouve, pronto.



(Eu gosto muitíssimo de Muse. Adoro os cd's mais antigos, já fui a dois concertos e ia a outro sem pestanejar se voltassem a uma sala de espectáculos cá proximamente. Não gostei especialmente do último álbum, mas e depois? Isso não apaga os anteriores e o poder e entertainment que têm em palco. Simples.)

2 comments:

  1. Se eu não estivesse tão cansada, fazia uma dissertação em vez de um comentário.
    Ponto 1: eu gosto da saga Twilight (mil vezes mais dos livros do que dos filmes) e também era contra e crítica, até ver e ler.
    Ponto 2 e último: ADORO Muse, mas ainda têm que beber mto leitinho até poderem (se é que isso é possível) poder ser comparados com U2. Estamos a falar de uma banda que foi ABRIR os concertos de U2 nos USA...banda de suporte. Daqui a 20 anos, se os Muse resistirem e com qualidade, logo penso se a comparação faz sentido.

    Bjs :)

    ReplyDelete
  2. Princesa, só para esclarecer: a comparação não é minha. É apenas algo que se diz por aí. Quem diz U2, diz Radiohead, que são a outra banda com quem os Muse mais são comparados.
    U2 há só uns, assim como Muse, mas o pessoal gosta de fazer estas comparações assim e no post, deu-me jeito. :)
    Não fiques ofendida! :) ***Beijinho

    ReplyDelete

I've rambled. Now, it's your turn.