Saturday, December 31

Closed for Inventory #3

Chegou a hora de mandar 2011 dar uma voltinha a outro sítio e de cumprimentar 2012. De guardar as alegrias do ano velho e deixar para trás as tristezas nesta entrada no ano novo porque "o que lá vai, lá vai...". De estabelecer uma série de objectivos que, se for preciso, são os mesmos de anos passados e de dizer "desta é que é!". De perspectivar tudo aquilo de novo que pode acontecer nos próximos doze meses e de tentar manter tudo o que não queremos de mude.
Chegou a altura de formular doze desejos e comer as passas (terríveis, odeio passas!), de ser o pé direito o primeiro que se põe no chão neste 2012 e de passar a meia-noite com dinheiro no bolso, para que ele não nos falte durante o ano que agora começa. Não esquecendo a tradição de estrear uma peça de roupa interior azul no primeiro dia do ano.
São superstições, que valem o que valem como é óbvio, mas que se vão cumprir nesta passagem de ano. Just in case.
2011 começou com uma depressão a pairar por cima da minha cabeça e nos primeiros três meses do ano, o ânimo e a vontade não existiam por aqui. Mas em Março houve ali o click, a reviravolta, aquele pequeno momento em que tudo encaixou e a vida voltou a andar para a frente. E o resto do ano acabou por ser muito bom.
Devemos sempre ansiar por melhor, é verdade, mas se o próximo ano for igual à parte boa de 2011, estamos bem. Razoavelmente felizes.
Que haja saúde, dinheiro, felicidade, amor e positivismo, que é algo que nos últimos tempos nos tem faltado. E que haja mais tempo para escrever, que me tem feito falta.
That's what matters.

Thursday, December 29

Férias de Natal

Duas semanas em casa em Lisboa que serviram apenas para pôr em dia leituras, séries e para retomar um hobby do qual tenho andado afastada por falta de tempo e de meios.
Vi Dexter de uma assentada, assim como a primeira season de Walking Dead (que me deixou com vontade de seguir de imediato para a segunda). Acabei Game of Thrones e atirei-me de cabeça aos livros desta saga, que foram uma das prendas de Natal que recebi, e que queria muito. Peguei também nos episódios atrasados de New Girl e Grey's Anatomy e agora estou prontinha para o regresso de todas essas séries, que será na próxima semana.
Isto é tudo muito bonito, e foram umas férias muito fofinhas em que não fiz praticamente nada a não ser estar com amigos e vegetar no sofá a ler, ver séries e fazer ponto de cruz. Mas o pior é que a minha vontade de estudar é zero e tenho exame de Direito no dia 3. Está bem que é com consulta, que vou levar os Códigos anotados e que tenho acesso ao exame do ano passado mas a verdade é que estou a ver o caso mal parado. E está bem que ainda faltam uns dias mas está aí a vir a passagem de ano e estou a ver que estudar mesmo só lá para a véspera... aí, aí.
Ser preguiçosa é terrível. Aí, sentimento de culpa...

Wednesday, December 28

Fo REV er

Faz hoje dois anos que o Jimmy disse adeus.
Foi a segunda vez em que me vi com o sentimento de perder um ídolo. Depois do Heath Ledger, nos inícios de 2008 e também com 28 anos, o Jimmy morreu a 28 de Dezembro de 2009, a meio da gravação do Nightmare.
Fica aqui (porque nunca me esqueço desta data) uma pequenina homenagem minha ao grande baterista que era o The Rev. Descansa em paz.

Saturday, December 24

Merry Christmas and a Happy New Year!



Mais uma vez, na voz do meu adorado David Fonseca, venho desejar-vos um Feliz Natal e um Óptimo Ano Novo!
Be Happy!

Friday, December 23

Chegou o meu postal do Polar Postcrossing 2011!

Chegou hoje no correio o postal do meu amigo secreto deste Polar Postcrossing 2011!
Obrigada. Adorei o postal! :)

Wednesday, December 21

"Eu já não posso mais esconder esta ansiedade de te ver."

[Foste embora nem há uma semana mas desde que virei costas, depois de me despedir e desejar um "Aproveita bem a ilha.", que já tenho umas saudades imensas. É parvo e irracional e, principalmente, despropositado, mas é o que temos. Aliás, é o que eu tenho. Saudades. Muitas.
Volta rápido. Volta bem. Até já. *]

Sunday, December 18

Ah, Dexter Morgan... so good to see you again!

Desde a quarta season, que teve um final que me deixou a chorar baba e ranho e a amaldiçoar o ter de esperar uns nove meses até ao regresso da série, que começo a coleccionar os episódios de Dexter no meu disco externo lá para finais de Setembro e a meio de Dezembro, no primeiro fim-de-semana depois de entrar de férias de Natal, vejo tudo de uma assentada. E esta sexta season não foi excepção. Consegui resistir durante três meses à curiosidade despertada maioritariamente pelo teaser que vi a meio do Verão e pelos comentários dos meus amigos que só me diziam "tens de ver Dexter, tens de ver Dexter!".
Lá me aguentei, um pouco a custo, e é hoje que começo autenticamente a devorar os episódios desta season (o último sai esta noite nos EUA). Portanto amigos e conhecidos, não se espantem se não houver o mínimo sinal de vida meu nos próximos dois dias ou assim. É compreensível já que é algo que só acontece uma vez por ano.
I'll be enjoying my time with Mr. Dexter Morgan. Please, do not disturb.
"Tonight is the night..."

Friday, December 16

Finalmente chegaste, 16 de Dezembro!

Olá Lisboa, mini-férias, casa e mãe.
Adeus faculdade, até Janeiro!

(Feels so good to be home!)

Wednesday, December 14

Da (pequenina mas grande) Adele

O seu 21 já anda por aqui em repeat há imenso tempo. E desde a semana passada, em que me apoderei no DVD do concerto que deu no conceituado Royal Albert Hall, em Londres, que ele não sai dos meus olhos e, principalmente, dos meus ouvidos. Tem sido a minha companhia neste último sprint do semestre, em que os dias que faltam para acabar a semana são iguais ao número de exames que ainda tenho para fazer.
É inegável que ela tem uma voz muito bonita e poderosa. E que a sua subida meteórica para os tops todos destes últimos meses em muito se deveu àquela actuação nos Brit Awards, em Fevereiro, em que encantou todos com a Someone Like You. E neste concerto, descobrimos que ela é também uma pessoa muito simples e alegre, que passa bastante tempo a sorrir, apesar da tristeza inerente às suas músicas (já lá irei) e que gosta mesmo de cantar e de estar em palco.
O 21 é um álbum triste, muito triste mesmo. Não é próprio para quem não goste de músicas calmas e que nos puxem um bocadinho para baixo, porque realmente é o que ele faz. Ao ouvir Adele (e estou a referir-me especificamente ao 21 porque o seu antecessor, 19, não é tanto assim), é natural que fiquemos em baixo, tristes mesmo, porque as letras que ela escreveu relatam uma dor incrível, o final de uma relação que não deve ter sido nada fácil de ultrapassar e cuja forma que a pequenina britânica encontrou de fazer a sua paz com aquilo pelo qual passou foi a música. E daí o tom soturno que é transversal a praticamente todo o álbum. E que é motivo para que muitas pessoas se identifiquem com ele mas também para que muitas acabem por não o querer ouvir.
Eu gosto e gosto muito. É o álbum do (meu) ano. Isto porque apareceu na minha vida numa altura em que eu também lidava com o fim de uma relação (curta, mas uma relação nonetheless) que me estava a consumir por dentro e que, apesar de já terem passado cerca de três meses, só naquela altura é que me estava a 'cair a ficha', como se costuma dizer, e é que eu própria me estava a torturar, dia após dia, com os como e os porquês e tudo o mais que nos passa pela cabeça nestas alturas da vida. E uma amiga minha (grande amiga, que desde esses dias que foi incansável comigo) mostrou-me a tal actuação nos Brit Awards e a verdade é que, naquele momento, eu pensei que podia ter sido eu a escrever aquela mesma letra, caso para tal tivesse algum tipo de aptidão. Porque eu estava a passar por aquilo, porque a letra espelhava a minha história (como a de tantas outras pessoas que também se sentem assim tocadas por aquela música) e porque a dor que tinha levado a Adele a escrever aquilo era a mesma dor que eu tinha, naquele momento.
Este 21 ajudou-me e muito a fazer, eu também, a minha paz com aquilo que se passou há pouco mais de um ano e a deixar para trás (ainda que esteja guardada numa parte recôndita da minha memória a qual eu evito despertar) essa fase da minha vida. E por isso, ficarei sempre ligada à Adele e ao seu 21 (curiosamente, o título do álbum é a idade que ela tinha quando o escreveu e que é a minha idade actual), que está presente naquela que poderia ser minha OST. E uma das músicas que lá estará sempre é a lindíssima Set Fire To The Rain.

Tudo O Que Eu Te Dou

Nunca gostei muito do Pedro Abrunhosa. O homem não canta, para mim ele declama (ou lê, ou recita, o que quiserem) as letras que escreve. Letras essas que também muitas vezes não fazem assim grande sentido na minha cabeça. As antigas mesmo assim ainda eram as melhores.
Esta Tudo O Que Eu Te Dou tem um poema lindíssimo, há que reconhecê-lo. E uma 'coreografia' cómica, que no vídeo não dá para ver bem porque está um bocado escuro. Para muitos, é das músicas cantadas pela nossa Tuna que gostam menos, mas para mim é uma das que gosto mais. Gosto muito da letra e da coreografia que eles fazem. Gosto muito deste vídeo também porque foi filmado por mim, na primeira fila da actuação no fim-de-semana de Praxe de 2011, em Abril, na primeira vez que vi a Tuna actuar já tendo subido de hierarquia naquela faculdade, depois de ter visto uma das minhas melhores amigas fazer estandartes e ele fazer o esquema de pandeireta (cada um deles pela primeira vez). Gosto ainda porque sei quem é que estava comigo e cujas vozes se ouvem ao longo do vídeo (juntamente com o meu muito bimbo 'ui jesus!'), a cantar, a gritar e a responder "É para o ano!", anunciando assim já em Abril passado aquilo que se vai passar daqui por seis meses quando nós, finalistas, acabarmos esta etapa da nossa viagem.
Este é um daqueles momentos.

"Pára, recomeça, faz-me acreditar,
'Não', dizes tu, e o teu olhar mentiu,
Enrolados pelo chão no abraço que se viu.
(...)
Mata-me de amor, dá-me liberdade,
Deixa-me voar, cantar, adormecer.

Tudo o que eu te dou, tu me dás a mim,
e tudo o que eu sonhei, tu serás assim."
Pedro Abrunhosa - 'Tudo O Que Eu Te Dou' - Viagens - 1994

Tuesday, December 13

Porque hoje é dia 13 de Dezembro!


Parabéns big brother, meu querido maninho! ♥ Say 33! 

"Sometimes being a brother is even better than being a superhero."

Monday, December 12

Oficialmente Dadora de Sangue e Medula Óssea

Em Maio, dei sangue pela primeira vez, aproveitando uma colheita organizada pelo Instituto Português do Sangue na minha faculdade. Hoje, eles vieram cá novamente e eu já tinha marcado na minha agenda para não me esquecer de lá ir e voltar a cumprir aquilo que considero ser um dever cívico de todos nós (os que o podemos fazer).
À parte de não o ter podido fazer desta vez, aproveitei a oportunidade para me inscrever também na base de dadores de Medula Óssea. Eu sei que um dos métodos de recolha pode ser complicado e que o meu medo de agulhas não ajudará mas a sensação de ajudar alguém que necessita terrivelmente de nós compensará largamente o medo, as dores e tudo o mais que possa ocorrer.

Sunday, December 11

Hearts Burst Into Fire #11

Vi-o em Inception e pareceu-me, um rapaz engraçadinho, com alguma pinta e com umas quantas semelhanças com o Heath Ledger. Este Verão, ao ver o (500) Days of Summer (que me tocou de uma maneira inexplicável por todas as razões e mais algumas), fiquei totalmente apanhadinha pelo Joseph Gordon-Levitt e com uma vontade enorme de passar os olhos por todo o seu trabalho.
Esta noite foi a vez do seu mais recente filme, 50/50. Do realizador Jonathan Levine e baseado numa história verdadeira, ele traz-nos a história de Adam (interpretado pelo Joseph) que aos 27 anos, com um bom emprego, uma namorada gira e interessante e um melhor amigo dos tempos do liceu que é um engatatão meio frustrado (interpretado pelo Seth Rogen), descobre que tem cancro na coluna vertebral. De uma forma ligeira, ou pelo menos mais ligeira do que é usual, o filme segue a reacção de Adam e dos que lhe são mais próximos a esta descoberta e a tudo o que por ela é desencadeado.
A interpretação do Joseph é fantástica, as always, isso já eu esperava. O que me surpreendeu mesmo neste filme, e me fez gostar ainda mais dele, foi a banda sonora. High and Dry dos Radiohead, Yellow Ledbetter dos Pearl Jam (para terminar em grande) foram duas das grandes, enormes músicas escolhidas para OST deste 50/50. Altamente recomendado! É um dos melhores do ano, de longe, e deverá estar nas listas de nomeados para os prémios que se aproximam.
Quanto ao Joseph Gordon-Levitt, cá espero muito ansiosamente vê-lo em The Dark Knight Rises, o novo filme do Christopher Nolan que está previsto estrear a 20 de Julho de 2012.

Friday, December 9

Countdown: sete dias.

Falta uma semana para regressar ao meu Grupinho Maravilha, para pegar na sexta season de Dexter, que termina dia 18 de Dezembro, e vê-la de uma assentada como é a minha tradição desde há umas seasons (já tenho cá umas saudades do meu querido Michael C. Hall), para estar com a minha mãe e ir passear, para me despedir da faculdade com um Adeus, até Janeiro (se bem que os exames começam logo dia 3 e há que estudar um pouco depois do Natal), para pôr FINALMENTE tudo em dia por aqui, que desde que me mudei que não consigo escrever tanto como gosto nem seguir tão de perto os blogs que gosto de ler (e assim sendo tenho dois meses de blogosfera para recuperar... o que vai ser já no próximo fim de semana!), para deixar de me preocupar com o meu estágio e com tudo o resto.
Esta semana que se aproxima vai ser a doer: 3 exames complicadinhos nos três últimos dias, um trabalho para apresentar na segunda-feira sobre um artigo científico de Entomologia Forense, um caderno de laboratório de Toxicologia para fazer por completo... Invarialmente, a última semana do semestre é sempre assim mas parece que custa mais a última semana de Dezembro do que a última semana de Junho... Deve ser do frio.
Countdown para as (mini) férias: sete dias!

Thursday, December 8

Malditos saltos altos!

Isto de a Associação de Estudantes da minha faculdade organizar galas de Natal é muito bonito, sim senhora, mas a parte "Dress Code: Fato Escuro" estraga logo tudo.
Está bem que eu gosto muito dos dois, três vestidos mais arranjadinhos que tenho e é verdade que tenho poucas oportunidades de os usar, mas também é verdade que o meu 1,76m de altura não só me faz parecer uma torre quando uso saltos altos (e a maior parte dos meus amigos fica mais baixo que eu) como não estou habituada a usá-los e pareço uma daquelas parvinhas que não sabe andar com sapatos de 7cm ou 10cm.
Para ajudar à festa, andar do Cais do Sodré até Alcântara naqueles sapatos foi um pesadelo! Metade do caminho já me arrastava (o que não fica nada bem a uma senhora, sem pretensiosismo algum na palavra) e passei quase quatro horas na discoteca Twin's (que aproveito para dizer que é um péssimo local para fazerem este tipo de eventos de faculdade, já que aquilo estava lotadíssimo e quase não nos podíamos mexer) no mesmo sítio, a conversar já que cada vez que pensava em mexer-me, os meus pés, desabituados de andar em sapatos deste género, contorciam-se de dores.
E tudo isto porque, a partir do momento em que é quase mandatório ir vestida formalmente, não me iria meter a andar de sabrinas, com as Barbies todas que povoam a minha faculdade (consequência de ser privada, são muitas meninas de bem que por ali andam) de saltinho alto, cabelo arranjado e vestido-último-grito-da-moda.
Cada vez mais penso que este tipo de coisas não é para mim.

Monday, December 5

Como é que eu ainda não tinha falado disto?

Bruce Springsteen actua em Portugal, no Rock in Rio Lisboa, a 3 de Junho de 2012!
Finalmente, após uns bons anos desde a última visita ao nosso cantinho, The Boss is back. E eu tenho tanta, mas tanta vontade de o ver. Nem que fosse só para dançar com o ritmo da Dancing in the Dark e embalar-me com a Streets of Philadelphia. E ter a oportunidade (que provavelmente será das únicas) de ver ao vivo um dos maiores Senhores da Música (e da História do Rock).
Só me chateia os bilhetes serem tão, mas tão caros.

"I need a love reaction
come on now baby gimme just one look

You can't start a fire sitting 'round crying over a broken heart
This gun's for hire
Even if we're just dancing in the dark
You can't start a fire worrying about your little world falling apart."
Bruce Springsteen - 'Dancing in the Dark' - Born in the USA - 1984

Sunday, December 4

Christmas is coming!

E claro que tinha de aproveitar este fim-de-semana que estou por Lisboa para espalhar a magia do Natal aqui por casa. E nada melhor do que uma chávena de chá bem quente (que contrasta com o frio que se fazia sentir lá fora), o grande Sleepy Hollow do meu querido Tim Burton a passar na televisão e eu entretida a pendurar luzes, bolas de natal, fitas e outros enfeites. E assim se passou um final de tarde de sábado.
Por aqui, já é Natal! :)

Friday, December 2

Por muito que eu goste de viver 'sozinha',

... há sempre aqueles dias em que só me apetece fugir daqui, desligar de pressão da faculdade, dos trabalhos, das apresentações, dos exames e todas as outras responsabilidades (que me fazem crescer mas que às vezes se tornam demasiado pesadas, mesmo não o sendo), desligar destas minhas pessoas que me fazem muito bem mas das quais, como em tudo, às vezes preciso de um intervalo, quando as saudades dos que estão em Lisboa e que apesar de serem pouquíssimos quilómetros podem estar longe durante semanas a fio, as saudades do meu irmão que vejo sempre a correr e cujos abraços me fazem sempre sentir como se tivesse ainda cinco anos e fosse bem pequenina, as saudades da comida da minha mãe, da minha cama querida (o meu refúgio de todas as horas), do meu pai, de beber um Martini com o meu melhor amigo que está prestes a emigrar, de percorrer pela milionésima vez a Baixa com a minha melhor amiga, de tocar o meu piano, de aninhar-me no sofá e adormecer a ver televisão, de tudo começam a apertar o meu peito de uma maneira horrível.
É quando estou prestes a voltar a Lisboa que a nostalgia fica mais forte, que preciso mais de voltar quase como preciso do ar para respirar. Porque três meses ainda não dá para que isto deixe de ser o meu mundo. E às vezes custa muito. E anteontem, estava um farrapo.

Thursday, December 1

Please, December

Peace of mind, Love and Luck. All I need.